Liderar: desafios complexos
Todos os dias, gestores e líderes enfrentam desafios e problemas e tentam encontrar soluções.
A liderança pode ser uma tarefa assustadora, constantemente desafiadora, às vezes constrangedora, especialmente quando confrontada com situações difíceis.
Alguns dos desafios mais comuns que os líderes enfrentam incluem lidar com colaboradores difíceis (complicados), gerir conflitos, e manter uma cultura de trabalho positiva e motivadora.
Estes desafios podem ser cansativos, exigem muito dos líderes e requerem sobretudo muita sensibilidade, habilidade e experiência para serem ultrapassados. No entanto, com a abordagem certa e mentalidade flexível e aberta, os líderes podem enfrentá-los eficazmente e conduzir as suas equipas ao sucesso.
Aqui estão alguns dos desafios mais difíceis que os líderes enfrentam e como enfrentá-los:
Manutenção de uma cultura de trabalho positiva:
Os líderes devem criar um ambiente que seja aberto, solidário e inclusivo. Isto implica reconhecer e recompensar os empregados pelas suas contribuições, criar oportunidades de formação e colaboração de equipas, e fomentar um sentido de comunidade dentro da equipa.
Colaboradores difíceis (que complicam e tornam coisas simples e tarefas herculeas):
Os líderes devem primeiro compreender a causa raiz do comportamento do colaborador. Isto pode, muitas vezes, ser resultado de má comunicação, falta de confiança, ou falta de motivação. Uma vez identificada a causa raiz, os líderes podem trabalhar para abordar a questão e criar um ambiente de trabalho mais positivo.
Gerir conflitos:
O conflito entre colaboradores pode ser uma forte fonte de stress e tensão. Para enfrentar este desafio, os líderes devem ter fortes capacidades de resolução de conflitos. Isto pode envolver ouvir todas as partes envolvidas, identificar a causa do conflito, e trabalhar numa resolução que seja justa e equitativa para todas as partes envolvidas.
Comunicação adequada e atempada:
Permitir reuniões um-a-um pelo menos uma vez por mês com cada membro da equipa. As pessoas sentem-se mais próximas do líder e por isso abrem as suas mentes, opiniões e às vezes os seus corações.
Ocupação plena:
Os líderes devem resistir ao impulso de fazer tudo. Aprender a delegar tarefas e ajudar os membros da equipa a tornarem-se autónomos.
Estes são alguns dos exemplos de desafios complexos que todos os dias convivem com os líderes.
Somos todos únicos, e por isso todas as situações são únicas, no entanto de forma transversal, são estas as situações com que os líderes se deparam no seu dia-a-dia e para as quais necessitam de ter uma gestão emocional, de lideranças e de trabalho, consciente e positiva.
Conte com a UpTogether para o/a ajudar. Porque estamos sempre UpTogether!
Deixe um comentário