UpTogether Consulting

Gestão do Tempo para CEOs e Níveis “C” das Empresas

O papel de director executivo pode ser muito exaustivo e extenuante, por isso, exige uma energia elevada diariamente. Estabelecer limites pessoais sobre a utilização do tempo é uma óptima forma de cuidar de si próprio e de acrescentar elevado valor para o resto da organização.

Na UpTogether acreditamos que o trabalho é muito importante, acreditamos que o nosso funcionalismo e função social é muito importante, no entanto, a gestão do tempo pessoal é indispensável.

Sem estabelecer limites, o CEO acaba por investir (ou será gastar?) o seu tempo nos vários projectos, desafios e problemas da empresa. Podem ser atraídos para reuniões e podem gastar tempo em actividades reactivas como respostas imediatas a problemas, em vez de actividades pró-activas como a elaboração de estratégias, o apoio à mudança e o desenvolvimento e mentoria a outras pessoas.

Se o CEO não estiver a trabalhar proactivamente para impulsionar o negócio, há uma GRANDE hipótese de que ninguém o esteja a fazer! Se todos forem reactivos, então não há melhorias, não há crescimento e não há viabilidade.

Os CEO que não gerem o seu tempo eficazmente, não são necessariamente vistos como maus líderes. Por exemplo, por vezes, a sua questão de gestão do tempo está ligada ao seu forte desejo de ajudar. Muitas vezes, atribuem grande valor às relações e dão muito de si próprios a outras pessoas. Como resultado, podem ser vistos muito positivamente por outras pessoas da organização. Isto pode reforçar o comportamento e o ciclo de reatividade continua.

Os CEO’s têm de ser capazes de atingir um equilíbrio, uma vez que a maior parte do seu tempo deve realmente ser investido em planeamento futuro e desenvolvimento da empresa. As relações não têm, contudo, de sofrer. A chave é ser capaz de ter curtas interacções e conversas regulares de alta qualidade que tenham um impacto poderoso nos outros, especialmente com os líderes seniores que vêem o CEO como o seu modelo a seguir e que acabarão por espelhar os seus comportamentos com as pessoas que lhes reportam.

Contacte-nos se necessitar de coaching de liderança ou coaching executivo para si ou para a sua organização. Temos algumas grandes ferramentas e técnicas de gestão do tempo que podem ajudar a estabelecer limites e a compensar o tempo que investiu ou perdeu para trás.

Autor

Viajou por muitos países, conheceu muitas pessoas e muitos lugares. Aprendeu com todas as pessoas que observou e com quem conversou. Trabalhou em Portugal, na Bélgica, nos EUA e em Angola. Hoje desenvolve o seu trabalho na área da gestão de pessoas (recursos humanos), formação, coaching e mentoring. E escrita, adora escrever. Assumiu diferentes funções e colaborou com empresas em diferentes estados de maturação, quer em ambiente nacional, quer internacional. Desempenhou funções relacionadas com: gestão do talento e tarefas inerentes; gestão de recursos humanos em sentido lato e formação e desenvolvimento. A nível académico, estudou direito na Universidade de Coimbra, mas foi em Psicologia e no Porto que encontrou a sua verdadeira vocação. É certificada em Coaching, PNL e estuda todos os dias mais um pouco, vê mais um pouco, ouve mais um pouco para poder ser mais cultivada. Faz programas de shaping leaders e reshaping leaders e gosta muito do que faz. Costuma dizer às crianças que forma enquanto voluntária em educação para os direitos humanos: “quando mais soubermos, quanto mais conhecemos e sentimos, menos somos enganados”. Enfrenta cada dia com uma enorme alegria que é simples de ver e sentir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *