Para os líderes: é tudo sobre pessoas e a forma de as gerir e liderar
Como CEO, empresário, ou líder sénior, alguma vez se perguntou: “como sei que as minhas pessoas estão a ser geridas de forma consistente e eficaz todos os dias? “Como é que eu posso confiar no que está a acontecer com os meus colaboradores”?
É comum e natural querer saber que as prioridades certas estão a ser trabalhadas e que serão cumpridas. Estamos principalmente interessados em obter os melhores resultados; no entanto, a forma como esses resultados acontecem é de igual importância.
Tornámo-nos obcecados por métricas, picadas de ponto e outros dados para impulsionar a tomada de decisões e liderar as nossas equipas. Não há nada de errado com os dados; no entanto, os números e a informação podem muitas vezes variar na interpretação.
Aumentar o seu volume de negócios no próximo ano ou reduzir o inventário físico são objectivos dignos de serem prosseguidos. Ainda assim, não significam muito ou podem acender um fogo dentro de muitos membros da equipa que não compreendem o propósito ou como podem ajudar a empresa a chegar a estes objetivos (só não acedem fogos naqueles no topo ou perto do topo que têm mais informação por norma).
A verdade é esta: o que motiva e envolve a equipa da linha da frente é completamente diferente do que motiva a liderança sénior. As suas hipóteses de sucesso são muito maiores quando compreender e determinar eficazmente a todos os níveis “o que ajuda a equipa” a contribuir para os objectivos-chave da empresa.
Traduzir iniciativas estratégicas em objectivos individuais para cada pessoa da equipa é o que é necessário. As metas que são claras, relevantes e envolventes têm o efeito de a sua equipa pensar a níveis em que nunca pensou antes.
Quando os objectivos são desenvolvidos em colaboração por um gestor e um relatório/plano directo, bem escrito e completamente compreendido por cada pessoa, provoca uma resposta emocional de cumprimento no seu interior. Motiva-os e leva-os a tomar medidas e a levar a cabo a sua realização.
Esta reacção é o que todos os líderes seniores têm em mente quando tentam definir o envolvimento dos trabalhadores/colaboradores.
O facto de não envolverem as equipas e de as incitarem a agir deixa-nos apenas com mais um conjunto de métricas e objectivos fofos que não conseguem inspirar, motivar e levar a equipa aos seus resultados necessários.
Planta-se aquela semente de dúvida nas nossas cabeças como líder que nos faz pensar e perguntar: “como é que sei que a minha equipa está a ser gerida de forma consistente e eficaz todos os dias?
No entanto, uma pergunta melhor poderia ser, “como é que vou envolver, motivar e excitar a minha equipa hoje?”.
Se precisa orientar as suas lideranças para obter resultados práticos de crescimento no médio prazo, conte com a UpTogether Consulting.
Deixe um comentário