UpTogether Consulting

Como se contratam as melhores pessoas?

Como se contratam as melhores pessoas? É uma pergunta comum que pode ter um impacto tremendo no sucesso de qualquer organização.

Num nível elevado, muitos especialistas em liderança dirão o que precisam de contratar para obter os resultados desejados. Por exemplo, Patrick Lencioni descreve e fala sobre os traços de caráter-chave de ser humilde, ambicioso e inteligente. Todos nós queremos esses indivíduos, mas não é fácil identificar esses traços a partir de um currículo e de um processo de entrevista.

Então, o que devemos procurar?

Para aprofundar, precisamos encontrar e contratar pessoas que possam produzir resultados. Precisamos contratar pessoas altamente produtivas.

Pessoas altamente produtivas consistentemente alcançam os seus objetivos e produzem resultados valiosos enquanto gerem o seu tempo, recursos e energia. Produtividade não significa ocupação; significa usar eficientemente as suas competências para realizar metas e tarefas significativas.

Aqui estão algumas características definidoras que separam membros de equipa altamente produtivos de bons membros de equipa:

1) Membros de equipa produtivos têm metas bem definidas. Sabem o que desejam alcançar a curto e longo prazo, e as suas ações estão alinhadas com esses objetivos.
2) Identificam prontamente tarefas e atividades que terão o maior impacto nos seus objetivos. Priorizam o que fazem com base na importância e urgência, concentrando-se em atividades de alto valor.
3) Membros de equipa produtivos alocam o seu tempo com sabedoria, utilizando técnicas, sistemas e processos para gerir eficazmente as suas responsabilidades diárias e dedicar tempo suficiente para alcançar os seus objetivos. Também são bons a minimizar distrações.
4) Os altamente produtivos são hábeis em concentrar-se numa única tarefa. Minimizam interrupções e evitam a multitarefa e atividades que desperdiçam tempo, o que lhes permite trabalhar com concentração profunda e produzir resultados de alta qualidade.
5) São eficazes na comunicação com todos os envolvidos. Membros de equipa produtivos comunicam as suas expectativas, progresso e potenciais obstáculos que possam encontrar com os outros na equipa. Não hesitam em falar abertamente.
6) Acreditam na integração entre trabalho e vida pessoal, gerindo a sua carga de trabalho de maneira a cumprir as suas responsabilidades profissionais e pessoais.

Contratar para níveis mais elevados de produtividade é importante. No entanto, é essencial considerar outros fatores, como adequação cultural, colaboração, trabalho em equipa e disposição para aprender coisas novas.

Equilibrar a produtividade com essas qualidades pode levar a decisões de contratação melhores e construir uma força de trabalho mais completa e bem-sucedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *