UpTogether Consulting

Como desenvolver competências de Liderança em si e nos outros

Orientar pessoas numa nova direção requer liderança; é uma das centenas de formas como um líder pode exercer influência. Liderar outros ou levar os seus seguidores a agir requer múltiplas competências. É tudo uma questão de influência.

Este é um conceito importante para compreender, porque os líderes precisam de destacar-se; devemos vê-los como os indivíduos responsáveis. Como seguidores, precisamos de saber que eles são capazes de nos liderar. Os líderes demonstram abertamente estas competências durante o cumprimento das suas responsabilidades.

Aquilo que vemos, acreditamos. Portanto, as ações claras e visíveis de um líder são essenciais para nós. Isto faz com que a liderança seja em grande parte uma prática visível.

Fornece-nos provas, o que é necessário, porque “aquele que pensa que lidera e ninguém segue, está simplesmente a passear”, de acordo com John C. Maxwell.

Ainda assim, é necessário mais do que ações visíveis para liderar. Há outra parte da liderança que não vemos imediatamente; é composta pelas competências inerentes que residem dentro da pessoa que lidera.

Citando as 21 Leis Irrefutáveis da Liderança de John Maxwell, estas forças interiores que os líderes têm são:

  • Caráter – a pessoa interior que contém a profundidade do que um líder é,
  • Relações – as pessoas que um líder conhece e que podem ser aproveitadas para o sucesso dos seus seguidores (equipa) e organização,
  • Conhecimento – as coisas que um líder sabe,
  • Intuição – aquilo que um líder sente, as inúmeras intangíveis que levam a decisões bem ponderadas,
  • Experiência – onde o líder esteve no passado e que o ajuda a liderar no presente,
  • Sucesso Anterior – o que dá a um líder confiança para enfrentar problemas futuros,
  • Competência – aquilo que um líder pode fazer para conduzir os seus seguidores à vitória.

Não conseguimos sempre ver estas competências abertamente, mas precisamos de saber e confiar que estão lá.

Por último, e provavelmente as duas competências mais importantes que um líder deve possuir, são a capacidade de “ver mais e ver antes” dos outros. Os líderes devem ter a visão e a previsão para se manterem à frente de tudo: o futuro, a concorrência e outros elementos fora do seu controlo.

Se os líderes não conseguirem pensar criticamente e avaliar situações, preparar os seus seguidores para o que está para vir, ou orientá-los numa nova direção, é provável que percam a sua equipa e percam oportunidades de sucesso.

Quais as competências de liderança que mais impedem a sua equipa ou organização de ter sucesso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *