Por vezes, as empresas precisam de se reinventar de maneira que consigam alcançar crescimento ou manter-se competitivas perante outras organizações. A transição organizacional consiste num conjunto de processos transformadores com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Surge num momento em que a necessidade de transformação se impõe de forma a permitir e agilizar o crescimento. Transformações organizacionais implicam um reajuste na cultura da empresa e dos seus valores e/ou processos internos no sentido de esta se tornar mais bem-sucedida, atingindo os seus objetivos estratégicos. Novos impulsos e transformações são essenciais em todas as empresas para que consigam responder às necessidades e demanda do mercado e da sociedade.

Para levar a cabo uma transformação organizacional vencedora, é necessário que os líderes estejam alinhados entre si e com as suas equipas de maneira a formarem uma unidade coesa, para que a execução das estratégias empresariais possa ter lugar de forma eficiente. Isto só é possível quando todos os intervenientes possuem informações claras sobre os objetivos, estratégias e funções de cada um. Para isso, é necessário trabalhar as etapas da transformação organizacional de forma a criar um plano consistente e coeso.

Ao trabalhar consigo na transformação organizacional da sua empresa, vamos ajudá-lo a:

– fazer um diagnóstico fiel, detalhado e extenso da situação atual da sua empresa e do mercado

– fazer uma pesquisa de mercado que lhe forneça informações credíveis sobre tendências na área e comportamento dos consumidores

– analisar a adequação da missão, visão e valores da sua empresa e, caso haja essa necessidade, transformá-las/repensá-las

– analisar o planeamento estratégico da sua empresa e a sua adequação ao panorama geral atual

– fazer uma análise de riscos realista e fidedigna

– estabelecer metas realistas

– melhorar os níveis de inovação sem comprometer a agilidade da empresa

– tornar a sua empresa/produto/serviço versátil, de forma a acompanhar a evolução do mercado

– incentivar os seus colaboradores a experimentarem novas soluções

– entender e decidir quais os processos da sua empresa que funcionam melhor se forem trabalhados em hierarquia ou em rede

– tornar a transformação organizacional num processo o mais interessante possível para todos os elementos da empresa, recorrendo por exemplo à gamificação

– analisar os resultados da transformação organizacional, uma vez implementada

– estar mais bem preparado para transformações que se afigurem necessárias e desafios futuros